sábado, 30 de novembro de 2013

Aurora Boreal

Acabei de ver uma magnífica. Só por isto já valeu a pena ter vindo para a Lapónia (e dizem que as há ainda mais bonitas).

Foi mágico.
Não me importo nada de levantar de noite com -25ºC para ter momentos destes.

Toda a gente devia vir cá uma vez na vida e ver uma aurora. Estou encantada.

Para variar a minha máquina fotográfica não captou nada, mas fica a foto de uma das minhas colegas.

Dear Santa #3

Cada vez me porto melhor. Ando aqui feita "num cirinho" (expressão tão caracteristica da minha tia F.) que é como quem diz, ando na linha.

Lembrei-me de mais uma coisa. Tenho visto Auroras. Sabes? Auroras borealis? Eu sei que tu também sabes do que falo.

É um espectaculo tão... tão.... olha nem tenho palavras. Sabes como é mágico, verdade? Sabes que fica na memória, não é?
Mas sabes o que faria esse momento ainda mais memorável??

Uma Nikon, com uma boa lente.
E é esse o pedido de hoje. Uma boa câmara fotográfica. Quero mesmo captar este fenómeno.

Vou aguardar por ti até Dezembro, caso não me tragas esta prenda, está quase decidido que vou auto presentear-me com uma máquina melhor do que a que tenho. Que não capta nada de nada à noite.

Despeço-me com outra beijoca nessas bochechas ;)

Dia de folga

Hoje foi a primeira folga que eu e as minhas colegas de casa tivemos juntas. Ontem à noite falávamos que iamos fazer? Chegámos todas a um acordo, ficar em casa e fazer o jantar todas juntas. E assim foi.

Fomos juntas ao supermercado e comprámos as coisas todas juntas. A entrada e o jantar foi feito pela espanhola e a sobremesa pela portuguesa (eu, claro!)

Comemos tortilla de patata para entrada, paella para prato principal e a sobremesa era para ser pasteis de nata, mas como não tinha formas pequenas ficou um pastel de nata gigante e quadrado.

Estava tudo óptimo. Desde a tortilla, à paella, ao pastel de nata gigante e quadrado (modéstias à parte estava meeeesmo bom!!!) ao vinho e ao café. Café mesmo. Expresso. Não café finlandês. O café foi feito na máquina da colega espanhola que veio com ela na mala ;)

Agora, sabe-se lá, quando voltamos a folgar juntas.
Mas já me pediram bacalhau para a próxima. Vamos lá ver se me saio.tão bem com o bacalhau com natas como com os pasteis de nata. Sei que sim. Hehehe

Acabei por mandar sms do telemóvel e pagar um balúrdio.

Quero é que a página da TMN exploda!!!!
Estive cerca de 5horas a tentar enviar um sms para a minha mãe através do site da TMN e nunca dava. Sempre "carregando página". Vão todos comer um caldinho senhores da TMN.


Dear Santa #2

Dear Santa,
Continuo a portar-me bem.  Hoje venho falar-te de mais um pedido urgente. Tão importante como os que já vim pedir.

Sabes aqueles auscultadores que as teenagers usam em portugal só para o style? Que não são auscultadores na realidade mas sim umas bolas de pêlo para tapar as orelhas? Eu sei que sabes o que é. Pois. É um desses que quero e para não dizer que peço demais, nem falo na côr. Fica ao critério do Santa.

Obrigada e um beijinho nessas bochechas! :)

(Sim. Já trato o Santa por tu. Somos amigos. Pelo menos até ver se me vai trazer as prendas.)

Novas sensações #1

Nestes dias em que está imenso frio tenho o nariz sempre a pingar. Não é constipação, é mesmo só água. Sabem?

Esta manhã ia eu para o trabalho (-21ºCe a pé) quando senti que tinha o nariz a pingar e foi então que tive uma surpresa. Não tinha o nariz a pingar. Tinha pedrinhas de gelo na ponta do nariz. Mesmo.

Pensei, por momentos, estou maluquinha!? Tirei a luva e sem o lenço de papel toquei no nariz para ver que era aquilo e já nem o nariz sentia. Mas sim, era o nariz a pingar que hoje foi mais "nariz a gelar". Pedrinha de gelo. Ha ha ha.

Aaahhhhh vida!!!!

Post para o M. V.

Sim M. (Irmão da minha amiga S.) Tenho-me lembrado de ti. Tenho visto auroras magníficas por cá. Lembrei-me que boas fotos farias tu.
S.M. também me tenho lembrado de ti, não é só do teu "marido" :)

Pronto, é isto.
Beijinhos

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Inglês

Um dos meu objectivos ao vir para a finlândia era que ao fim de um tempo o meu inglês melhorasse. Eu sei que aqui fala-se finlandês, mas na entrevista disseram que não ia precisar porque aqui iria falar apenas inglês. Ok.

Eu realmente aqui falo inglês, maaaas falo com pessoas que tal como eu vinham com intenções de também melhorar o inglês.

Vivo com uma da Estónia, uma da Lituânia e uma de Espanha. Estão a ver meu inglês melhorar?

Trabalho diretamente com três da china, duas de Italia, uma da Lituânia, uma da Russia e outra da Finlândia. Estão a ver o meu inglês melhorar?

Pessoal do restaurante são de Espanha, Vietnam, Estónia e uma de Portugal. Estão a ver o meu inglês melhorar?

Pessoal da cozinha são da Russia, Estónia e Espanha. Estão a ver meu inglês melhorar?

Pessoal do alojamento e limpezas são das Filipinas. Estão a ver meu inglês melhorar?

A resposta é: adivinhem?! Não.
And that's it!

Nota: falamos bem e entendemo-nos perfeitamente, mas não me sinto a melhorar o inglês. Pode ser que próxima aventura seja em terra da Sra. Queen.

Dear Santa

Durante todo o ano comi a sopa toda, sempre! Quando me trataram mal eu não reclamei e retribui com um sorriso (nunca percebi porque é que ainda ficaram mais chateados..mas vá, adiante!). Ajudei uma velhinha no supermercado, com os sacos. Conversei com um senhor velhinho que me contou a sua vida toda, precisava falar com alguém e mesmo sem eu o conhecer ouvi-o atentamente. Fiz gente sorrir e sorri com eles. Aos que não acreditavam em ti, "Dear Santa", chamei à atenção e fiz com que vissem como estavam errados.

Eu sei que tu existes. E por isso hoje venho cá dizer que gosto de ti e mostrar-te os meus pedidos para este ano.

São poucos, este ano estou a acompanhar-te na distribuição das prendas por isso sei que tens muitos pedidos. Vou resumir. Mas por favor não te esqueças de mim. Eu portei-me mesmo bem, repito.

→ um carro aqui na Lapónia. Dos mais baratinhos, só preciso ande 4kms por dia.

→ um computador. Estes dias de folga apenas com um tablet e que nem me deixa ver filmes em condições estão a dar comigo em.doida.

→ uma meia daquelas que os ladrões de bancos usam, eu sei que sabes o que é. Para poder sair a vontade com neve lá fora sem me congelar a cara.

→ um guia de conversação de português-finlandês.

Por hoje ficamos por aqui. Depois direi algo quando vir que tens mais um tempinho para os meus pedidos.

Eu seiiii...eu seiiii que andas ocupado mas tem lá paciencia porque eu também tenho tido contigo. Ainda não me esqueci que quando eu tinha 5 anos te pedi uma bicicleta e continuo à espera até hoje. Bem. Bem. A ver se não nos chateamos este ano outra vez.

Kiitos :)

Ok. Já percebi.

Eram 21:15, estava eu descansada da vida e lembrei-me "vou buscar e comer bolachas. De chocolate" e lá fui eu.
Perguntei às colegas, queres uma? Pegaram e comeram.

Eu ia comer a minha terceira bolacha (de chocolate) e uma delas diz "Alexandra, quantas já comeste? Não comas mais!" E eu a olhar e a pensar "what the fuck?!" desculpem mas foi mesmo isto que pensei. Depois muito apressadamente disse, não estou dizendo por mal mas se tens fome come uma fruta e não bolachas.

Oookkkk....mas eu não tenho fome!!!! Queria era bolachas. De chocolate!!!!

Agora já não quero. Agora vou deitar as bolachas (de chocolate) no lixo e vou à casa de banho vomitar as duas que comi. De seguida vou para o meu quarto saltar à corda.

(Prefiro não pensar que me estava a chamar de gorda. Para ver se continuamos a ter paz cá em casa.)

O caminho para casa

O caminho que faço a pé, todos os dias, de casa para o trabalho e do trabalho para casa. São 2 Kms. Caminhando, seja manhã, tarde ou noite. Esteja neve ou não. São cerca se 25minutos a caminhar bem.
Eu sei que já vos tinha falado do percurso mas hoje deixo-vos umas fotos.

A vista que se tem ao almoço, cá por casa.

Poliisi

Ontem foi dia de ir à Policia.
Fui-me informar e tenho de me registar cá na policia caso pretenda viver cá mais de três meses. As minhas intenções são essas, mais de três meses, mas esta gente pede €50,00 so para os informar que vivo cá!? Tenho até Janeiro para me inscrever. Vou esperar pelo primeiro ordenado e volto lá depois.
São €50,00 para a minha segurança, pois que assim seja.

Ficam as fotos das instalações dos senhores agentes. Confesso que ao entrar mais me parecia uma biblioteca do que uma esquadra, além de que os agentes eram senhoras. Aqui até eu gostava de ser policia.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Caracinhas para a distância

Soube que a minha tia preferida (e que me desculpem as outras tias, mas todas já sabem que a F. é a minha preferida) que também é minha madrinha, está doente.

Tem ido ao médico e feito exames. Sei que não está bem
E eu aqui tão longe. De coração apertadinho até saber resultado dos exames. Hoje, dói-me tudo por ela. Até me dói a alma.

(Caraças!!! Como custa estar longe nestes momentos!!!!)

Já a pensar...

Não sei porquê, comecei a pensar "o que vou fazer quando acabar este contrato?"
Eu sei. Eu sei que só cá estou há 15dias, mas vejo os dias a passar tão rápido, mas tão rápido que dou por mim a "sofrer por antecipação".

Respira. Respira e não penses. Um dia de cada vez.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dia passado em Ivalo

Já tenho número de telemóvel finlandês e já tenho número de identificação fiscal. Já sou oficialmente uma emigrante.

Aproveitei que fui a Ivalo e fiz mais umas compras porque lá é mais barato. Neste momento não tenho espaço para mais nada no meu frigorifico.

Rena fumada, não comprei mas provei no hotel. Na minha opinião é como presunto fumado. Gostei mas não quero repetir. Foi mesmo só para provar. Não quero que o Pai Natal fique sem transporte.

As alfaces são fresquinhas,  fresquinhas que até vêm em vasos.

15 dias de aventura

Estou cá há duas semanas. Fez ontem duas semanas que cheguei e hoje duas semanas que comecei a trabalhar.
Resumo dos primeiros dias:

▪O trabalho?
não aprenderei muito mais no que toca a bom serviço neste mundo da hotelaria. São uns desorganizados e não sabem o que é receber bem um cliente. Cliente esse que paga (e bem!) Aqui só querem é dinheiro e dinheiro. Não importa se cliente fica satisfeito ou não, apenas se paga.
Ainda é cedo para vos dizer se aprendo algo novo ou não, mas não me parece.

▪colegas de trabalho?
seja aqui, aí ou na conchinchina trabalhar com mulheres é uma chatice. Há umas que estão cá para trabalhar e bem, mas depois há as outras que só fazem bilhardice..cruzes credo. Tanta gente mal amada.

▪A zona?
É bonita. Gosto de cá estar. Ficamos no meio do nada, literalmente, mas tem vantagens. Muita natureza, muito sky (que é mais skú, se é que me entendem), muitas raposas e renas à solta.
Muito sítio para caminhar.

▪O tempo? Que querem que vos diga? Sempre me dei bem com o frio e menos bem com muito calor. Ando bem. Um bom casaco e umas boas botas é o que é preciso.
Dentro de casa é muito quente. Na rua muito frio e andamos nisto constantemente. Tira casaco, veste casaco.

▪O sol? Às 9:30 vejo o nascer do sol e logo de seguida, às 15:30 (no máximo) o pôr do sol. O tempo com sol é bem pouco, mas com imagens MAGNÍFICAS. Dizem que em Dezembro teremos mais de um mês literalmente às escuras. Para já noto apenas cada vez menos tempo de sol.
Já é estranho não ter sol o dia todo, quanto mais não ter sol!? Depois conto.

▪A casa? Primeira semana numa casa de madeira tradicional, quentinha mas escura. Linda para passar umas férias. Recomendo.
Segunda semana foi a mudança para a casa que será "a minha" casa nos próximos meses. Boa casa e clara, branca como a neve.lol
Calharam-me colegas que até ao momento são porreiras. Para já todas asseadas (para mim, importante) e bem dispostas. Uma de Espanha, uma da Estónia e a outra da Lituania.
Sinto-me novamente uma estudante. Divido quarto e casa. Chego a casa e tenho sempre alguém com quem falar. Para já, tudo em ordem.

▪Que querem saber mais? Vá, perguntem que eu depois respondo.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

chocolate

Tenho comigo chocolate todos os dias. Ponto. É isto.

sinto falta

Tenho saudades do meu ginásio e das minhas aulas de indoor cycle, aerofit e gap.
Tenho saudades de pedalar quase até me sair o coração pela boca. Tenho sadades de saltar até me doer as pernas. Tenho saudades da dor muscular do dia seguinte, que era sinal que tinha treinado bem. Tenho saudades.

Aqui há o sky e a sauna para perder kcal, mas não é a mesma coisa.

olhos...dezenas de olhos!!!!

Hoje vinha eu e uma colega do trabalho, a pé, eram cerca das 16:30 (aqui já noite escura e hoje sem lua), ela com uma lanterna e eu com reflectores. Lá iamos falando a caminho de casa, falávamos sobre o dia de trabalho quando a rapariga decide virar a lanterna para o meio das árvores, nem imaginam o susto!!! vimos centenas de olhos na nossa direção. Ela saltou de susto, eu saltei de susto também. Ficámos caladas e sérias. Por segundos sem reação. Ela disse um "oh god...so many eyes!!!!"e eu continuava calada, mas sempre a andar. Dei-lhe um grito, vira a lanterna para a frente e não olhes para trás e desatámos a andar, quase a correr.

Fica a imagem de algo muito parecido ao que vimos. Estes são olhos de gatos, os que vimos eram renas. Às dezenas. Muitos olhos. Todos na nossa direção. Muitos. Mesmo. Já disse que eram às dezenas?!?!!! Na nossa direção!!?!!!

Depois ainda nos rimos da situação, porque as renas se calhar ficaram mais assustadas do que nós, mas na hora... juro que só pensava em ursos e rapozas e lobos e zombies e sei lá mais o quê. Juro.

Afinal era renas. Renas!
Chegámos a casa quase a correr e lá contámos à outra colega, ela só se ria e disse que se algum dia uma rena vier em direção a nós para nos escondermos atrás de uma árvore, segundo ela as renas são como as vacas, não te conseguem apanhar com as patas se estiveres atrás de uma árvore. Estão a imaginar?! Ha ha ha

Aaahhh vida... isto esgotou-me o dia. Vou só ali à sauna recuperar energias e já volto.


domingo, 24 de novembro de 2013

Pai Natal

Tenho de vos informar que o Pai Natal anda de limusine. Lamento desiludir-vos mas tinha de partilhar isto.

Aprender finalndês! Vai ter de ser! :)

Lembram-se que há dias fui ao supermercado? Comprei uns hamburguers daqueles congelados, sabem? Comprei de frango.
Hoje fiz almoço, puré de batata com bróculos e pensei vou fazer hamburguer para ser mais rápido. Pois bem... tirei da embalagem e comecei a cozinhar, começou a cheirar a salmão. Pois, afinal eram de salmão. Era boa maaasss este foi apenas um dos enganos por ter tudo escrito em finlandes nas embalagens. Aaahhh vida!!!

Ontem foi o leite, não sabia qual o leite magro. Agarrei o primeiro. Por sorte acertei, mas pensei se fosse leite gordo era pro lixo com certeza.

Night out

Depois do dia terrivel no trabalho ontem, a minha colega e vizinha que tem carro alugado por uns dias convidou-me para irmos ver um concerto de Jazz e depois beber um copo a Saariselkä.

Lá me arranjei toda (como se fosse possível sair de casa sem os casacões todos atrás!) e bora lá, como a rapariga se atrasou chegámos lá e já tinha começado, então decidimos que não iamos ao jazz, tirámos fotos pela casa do Pai Natal e lá fomos até Saariselkä, fomos 4. Duas espanholas, uma portuguesa (me) e uma da Lituania.
Chegámos lá e surpresa... nos bares todos (só há 3 que abrem à noite) só estavam pessoas com mais de 55anos. Ninguém jovem!!!!! Ninguém!!!!!
Fiquei em choque, perguntei às minhas colegas se era normal, responderam que sim. Então mas não há jovens cá? Responderam que não! Fiquei e continuo em choque!

Por outro lado, foi muito bom ver taaaantos casais na terceira idade a dançar, a beber um copo, a rirem-se com ar feliz, a trocar mimos, a dar beijnhos. Quando for velhinha quero ser assim. Feliz, sair para me divertir e ter ao meu lado um cavalheiro romântico como os que vi ontem. Sim, eu ainda sonho. Ah! E ainda acredito no Amor. No verdadeiro Amor.

Ah.. bebi um long drink, que para eles éuma especialidade mas para mim é um género de Smirnoff ice. Fresquinho.

Ficam as fotos do costume.