Hoje foi dia de folga :-)
Ontem dia da mulher, eu e as minhas colegss, decidimos sair, em jeito de dia da mulher, aniversário de três e despedida de outras três que se vão embora em breve.
Foi divertido e foi bom ver todas juntas a rir, dançar e a divertir-se.
Hoje acordei pelas 12h e o meu Sámi preferido, o P., passou cá em casa para nos levar (a mim, à D. e à M.) para treinar as suas renas. Hoje foi dia de treinar, pela primeira vez a minha rena, Anjo. Para primeiro dia com trenó portou-se bem. O P. todo contente dizia que esta rena ainda fará muitos belos safaris. Eu também acredito.
Hoje fui eu a comandar os trenós visto que o Anjo tinha de ir no trenó do meio. Corria tudo muito bem até que fiz sinal ao Hassukainen (rena que já está mais do que treinada e que vai sempre na frente) para virar à direita, fiz sinal antes do tempo e baralhou-se saltando um pequeno degrau, para ele tudo bem, mas a D. e a M. que iam no trenó de trás, com o Anjo, saltaram do trenó, projectadas para o meio da neve. O Hassukainen assustado começou a correr que nem maluco e eu sem saber como pará-lo!!! Por fim lá o parei, esperei pelo trenó do Anjo já com o P., a M. e a D. e seguimos até casa sem qualquer problema. Apanhámos um susto, mas depois rimo-nos que nem malucas. O nosso querido Sámi estava contente, pois já conseguiu fazer o primeiro treino do Anjo. Boa. No fim fizemos crepes/panquecas :-)
Depois vestidos os macacões térmicos e lá fomos fazer pequeno Safari com Snowmobile. Foram 6kms muito bons no meio do nada. Neve e mais neve. Muito bom.
Parámos em cima do rio e lá começámos a fazer buracos para pescar no gelo, o tão conhecido Icefishing. Foi outra experiência muito boa. Adorei.
Primeiro faz-se buraco no gelo, depois prepara-se uma pequena cana de pesca com o isco e espera-se até vir o peixinho. No nosso caso não apanhei peixe nenhum. Ficámos cerca de uma hora e nada, lá desistimos. Estávamos a começar a ficar com frio e fomos mesmo pela experiência.
Posso dizer que já fiz pesca no gelo!! (Ou tentei, vá!)
Depois voltámos com snowmobile. Foi a maior aventura do dia. Fui projectada para o meio da neve, ao fazer numa curva. Estão a imaginar uma pessoa a ser projectada e cair no meio de algodão? Foi assim que me senti. Ha ha
Lá me levantei e rimo-nos que nos fartámos. Continuámos caminho, desta vez comigo a conduzir. Foi a D. projectada. Haha mais risota. No snowmobile da frente ia o P. e a M. só voltavam atrás e se riam.
Por fim e após as quedas, lá voltámos. Descobri que o problema é que ia muito devagar. O P. que é o dono dos snowmobiles só nos dizis que tinhamos de acelerar, mas pensámos que era na brincadeira, afinal não. Velocidade é o que é preciso.
Adorei.
Chegámos a casa dele e preparou-nos um lanche. Entre torradas, queijos, fiambre, bolinhos, chá e café, tinha mirtilos e "cloudberrys" (não sei o nome em português) frescos. Apanha-os no verão e guarda para comer o ano todo. Adorei.
Resumindo, tarde perfeita.
Para mim só pelo snowmobile já valia a experiência :)
ResponderEliminar